Subsídios Litúrgicos

Preces – Natal do Senhor (Ano B)

Sacerdote: Irmãos e irmãs, nessa noite santa do Nascimento de nosso Salvador, sob as luzes do  Espírito Santo e junto com a Virgem Maria e São José, dirijamos a nossa oração a Deus Pai todo-poderoso:

Senhor, escutai a nossa prece!

Ou para o canto:

Dominum deprecemur.

Te rogamos, audi nos!

1. “Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo povo” (Lc 2, 10). Vós, que por meio do Anjo comunicastes aos pastores a alegria do nascimento de vosso Filho, fazei que todos os membros de vossa Santa Igreja com as suas vidas continuem a proclamar a todos os homens a imensidão de vosso amor. Rezemos ao Senhor.

2. “O jugo que oprimia o povo (..) tu os abateste como na jornada de Madiã” (Is 9, 3). Tendo-nos libertado para a liberdade, não permitais que continuemos sob o jugo do pecado e sob a escravidão das más paixões. Rezemos ao Senhor. (Dominum deprecemur.)

3. “Ele se entregou por nós, para nos resgatar e purificar para si um povo” (Tt 2, 14). Ao renovarmos sobre este altar o único e eterno sacrifício pascal de vosso Filho, fazei-nos colher continuamente os frutos de sua eficácia redentora. Rezemos ao Senhor. (Dominum deprecemur.)

4. “E Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura” (Lc 2, 7). Quando hoje recebermos vosso Filho na Sagrada Comunhão, concedei-nos tratá-lo com um amor semelhante ao da Virgem Maria, agarrando-nos a Ele com divinal ternura e acalentando-O em nosso coração. Rezemos ao Senhor. (Dominum deprecemur.)

5. “Para os que habitavam na sombra da morte, uma luz resplandeceu” (Is 9, 1). Pelo admirável Natal de vosso Filho, concedei a luz perpétua aos nossos irmãos, parentes e amigos que já chamastes para junto de vós. Rezemos ao Senhor. (Dominum deprecemur.)

Sacerdote: Deus eterno e todo-poderoso, que alegrastes o mundo inteiro com o Natal de vosso Filho, escutai com bondade as nossas preces e fazei-nos correr pressurosos rumo ao presépio de Belém, para junto com a Virgem Maria, São José e os pastores cantarmos os louvores do vosso Filho, Divino Menino, hoje nascido para nós, e que convosco vive e reina pelos séculos dos séculos.

Amém.


Textos relacionados

Homilia do Padre Françoá Costa – Noite de Natal

A incrível e nova história de Papai Noel e Jesus “Embora pequeno, deitado em presépio,/ [...]

leia a matéria →

Homilia do Padre Françoá Costa – Natal

Vitória, perdão e vida junto ao Menino-Deus   “Exulte o justo, porque se aproxima da [...]

leia a matéria →

Natal 2011

Leituras e subsídios para liturgia e homilia do Natal

leia a matéria →