Subsídios Litúrgicos

Preces – XXIII Domingo do Tempo Comum (Ano C)

Sacerdote: Oremos irmãos e irmãs a Cristo Senhor, Sabedoria Eterna, apresentando a Ele as intercessões de nossa comunidade: 

Todos: Dai-nos, Senhor, a vossa Sabedoria! 

1. “Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho” (Sl 89, 17). Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, dai aqueles que chamastes a proteger a vossa vinha e a pastorear o vosso rebanho, alegrarem-se com os frutos que por meio deles fazeis surgir. Rezemos ao Senhor. 

2. “Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo” (Lc 14, 26). Fazei-nos amar a nossa cruz de cada dia com alegria e devoção, reconhecendo nela a condição de sermos vossos discípulos. Rezemos ao Senhor.

3. “Ele é como se fosse meu próprio coração” (Fil 12). Dai a vossa graça a todos os nossos amigos e concedei-nos amá-los com a vossa ternura e misericórdia. Rezemos ao Senhor. 

4. “Na verdade, os pensamentos dos mortais ao tímidos e nossas reflexões incertas” (Sb 9, 14). Dignai-vos recompensar com o vosso conhecimento todos os que se dedicam à busca da verdade, para que alcancem a verdadeira alegria. Rezemos ao Senhor. 

5. “Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: ‘Voltai ao pó, filhos de Adão’” (Sl 89, 3). Aqueles que chamastes desta vida, concedei-lhes contemplar eternamente a vossa face. Rezemos ao Senhor. 

Sacerdote: Escutai, Senhor as preces do vosso povo, para alcançarmos em vossa misericórdia o que por nossos méritos não ousamos esperar. Vós que viveis e reinais para sempre. Amém.


Textos relacionados

Comentário Exegético – XXIII Domingo do Tempo Comum (Ano C)

EPÍSTOLA (Fm 9b-10.12-17) (Pe. Ignácio, dos padres escolápios) INTRODUÇÃO: É a carta mais curta de [...]

leia a matéria →

Roteiro Homilético – XXIII Domingo do Tempo Comum – Ano C

RITOS INICIAIS   Sl 118, 137.124 ANTÍFONA DE ENTRADA: Vós sois justo, Senhor, e são rectos os [...]

leia a matéria →

Homilia do Padre Françoá Costa – XXIII Domingo do Tempo Comum (Ano C)

Discípulo No Evangelho de hoje, a palavra “discípulo” aparece três vezes (Cfr. Lc 14,26.27.33); em [...]

leia a matéria →